Mais um estudo evidencia a ligação entre o alumínio dos desodorantes e o câncer de mama

Mais um estudo evidencia a ligação entre o alumínio dos desodorantes e o câncer de mama

Publicado em uma revista norte americana, estudo comprova que quanto mais tempo a mulher faz uso do cosmético, maior o acúmulo da substância e o risco de desenvolver o câncer de mama. Conversamos com um especialista para saber mais sobre o assunto 


Cada vez mais pesquisas surgem para comprovar os malefícios dessa substância para nosso organismo. Em alguns países da Europa, o alumínio já está proibido de entrar na formulação dos desodorantes.  

NOVAS COMPROVAÇÕES 

desodorante outubro rosa
O estudo recente, realizado em junho de 2017 e publicado na revista norteamericana EbioMedicine, avaliou 460 mulheres – de diferentes faixas etárias – e mostrou que o uso frequente desses desodorantes é ainda mais prejudicial do que em adolescentes. Ou seja, quanto mais tempo a mulher faz uso do cosmético, mais aumenta o acúmulo da substância no tecido mamário e, consequentemente, é maior o risco de câncer de mama. 

ESTUDOS ANTERIORES 


Pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, já haviam levantado este problema no fim de 2016. Em estudos, ficou constatada a relação direta entre a exposição ao cloreto de alumínio e a incidência de novos casos de câncer de mama.  
Um dos coautores da pesquisa, André-Pascal Sappino, inclusive, afirmou ser “nosso dever, enquanto cidadãos, evitar todos os desodorantes que contém o cloreto de alumínio”. Segundo ele, esta é a única forma de se livrar dos efeitos nocivos causados pela substância. 

FATORES DE RISCO 


Para muitos especialistas, o assunto ainda é bastante polêmico. Muitos afirmam que para se chegar a uma conclusão definitiva, ainda são necessários muitos estudos. Mas para que correr o risco, não é mesmo? Até que se prove o contrário, o melhor é ficar longe do alumínio, concorda? 

CONVERSA COM ESPECIALISTA 

DR ARTHUR ROCHA

Para sanar todas as dúvidas, falamos com um especialista neste assunto, o membro da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade, Dr. Arthur Rocha 
O médico respondeu os principais questionamentos que recebemos no nosso direct. Quer saber a opinião do profissional que estuda sobre o assunto? Continue lendo! 

1- Dr. Arthur, as pesquisas que falam sobre a possibilidade de os desodorantes com alumínio favorecerem o câncer de mama ainda causam polêmica entre a classe médica, não há uma unanimidade científica sobre o assunto. Mas mesmo que isso não esteja totalmente comprovado ainda, os malefícios do alumínio para o organismo em geral é algo real, não é?  


Com certeza! O alumínio e outros metais pesados podem desencadear doenças inflamatórias, autoimunes e até predispor ao câncer.  
Acontece assim: metais pesados são organismos estranhos para o corpo, só que muitas vezes a pessoa tem uma deficiência na barreira intestinal e acaba deixando que o alumínio penetre com mais facilidade no organismo.  
Esse alumínio, dentro do corpo, gera uma reação inflamatória exacerbada. A partir desta reação é que surgem as doenças que citei anteriormente, sendo até um dos gatilhos para o câncer. 

2- Quais os malefícios de substâncias como o alumínio para a nossa saúde (além do câncer)? 


Há diversas doenças inflamatórias e autoimunes relacionadas à intoxicação por metais pesados. Dentre elas estão: artrite, reumatoide, esclerose múltipla, Alzheimer e até doenças cardiovasculares. 
Podem ser desenvolvidas até mesmo problemas como depressão, ansiedade, diminuição da imunidade, baixa energia, alterações no ritmo intestinal e alterações no sono. 

3 – O que passamos em nossa pele faz tanto mal quanto o que ingerimos? 


Muitas vezes o que passamos na pele é até pior do que a ingestão via oral. Porque, às vezes, por via oral, o ácido clorídrico presente no estômago é capaz de destruir algumas substâncias. 
Enquanto na pele, não há este filtro. Quando passamos algo na pele, ele passa para o tecido subcutâneo e já chega na corrente sanguínea, se espalhando para todo nosso corpo, sem nenhum filtro.  
Claro que isso depende da quantidade e da qualidade de produto que a pessoa está passando. Mas isso pode ser tão maléfico quanto a via oral sim. 
Além dessas doenças, metais pesados podem causar vários processos alérgicos, como rinite de repetição, sinusite de repetição e amigdalite de repetição. Sem contar as alergias alimentares. 

4 – A quais outras substâncias temos de ficar em alerta em nosso dia a dia com relação aos cosméticos? 


Chumbo, parabeno, formol, formaldeído, corantes e lauril. Essas substâncias podem estar presentes em tinturas de cabelo, esmalte, batom e cosméticos em geral. 

MUITO ALÉM DO CÂNCER 


Mesmo que não fique comprovado que o alumínio dos desodorantes causam câncer, sabemos que bem ele não faz. O alumínio dos desodorantes atua como antitranspirante, ou seja, obstrui os poros da pele e impede a eliminação das toxinas pelo suor. Dessa forma, as toxinas vão se acumulando em nosso organismo 

OUTROS COSMÉTICOS QUE TAMBÉM UTILIZAM O ALUMÍNIO 


O pó de alumínio, ou aluminium powder, é uma substância metálica composta por partículas finamente trituradas de alumínio,  utilizado pela indústria como um corante nos cosméticos. A substância está presente em diversos cosméticos como esmaltes, batons, blushs e sombras de olho. 

OPÇÕES ALUMÍNIO FREE 

Desodorante natural

Nadando contra a corrente e dando real valor à saúde e bem-estar de seus consumidores, a Piatan Natural se preocupa em encontrar novas possibilidades, sem ter que fazer o uso de nenhuma substância que coloque em risco a saúde de seus clientes.  
Desta forma, um dos bens que os produtos da marca podem fazer por você é te ajudar na luta diária contra o câncer de mama. Na formulação dos desodorantes Piatan o uso do cloreto de alumínio é nulo. Em seu lugar, a empresa optou por fazer utilizar recursos naturais. 
Além disso, as roupas se livram das indesejáveis manchas amareladas formadas na região das axilas, causadas pela presença do cloreto de alumínio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário